sigmund freud e carl g jung
play

SIGMUND FREUD E CARL G. JUNG Por: Marcilene Tomaz Orientadora: - PowerPoint PPT Presentation

SIGMUND FREUD E CARL G. JUNG Por: Marcilene Tomaz Orientadora: Bruna Marinho Nov/2011 Sigmund Freud Freud nasceu em 1856 e faleceu em 1939. Fundador da PSICANLISE ou TEORIA PSICANALTICA. Psicanlise A teoria psicanaltica


  1. SIGMUND FREUD E CARL G. JUNG Por: Marcilene Tomaz Orientadora: Bruna Marinho Nov/2011

  2. Sigmund Freud  Freud nasceu em 1856 e faleceu em 1939.  Fundador da PSICANÁLISE ou TEORIA PSICANALÍTICA.

  3. Psicanálise  A teoria psicanalítica é o estudo da vida psíquica e mostra que não temos consciência de tudo aquilo que acontece em nossa mente, pois existe uma parte inconsciente que determina a nossa vida.  Muitas de nossas angustias são provocadas pelo nosso inconsciente por isso é tão difícil superá-las.  Portanto, a psicanálise procura favorecer nos pacientes a compreensão sobre seus conflitos emocionais inconscientes, fazendo-lhes perguntas destinadas a evocar lembranças há muito esquecidas.

  4. Psicanálise  A sexualidade tem uma importância fundamental na psicanálise, mas não tem um sentido restrito, ou seja, apenas genital. Ela apresenta um sentido mais amplo que engloba toda e qualquer forma de gratificação ou busca do prazer. Então a sexualidade neste sentido amplo existe em nós desde o nosso nascimento.

  5. Psicanálise A partir deste sentido amplo da sexualidade podemos  entender os princípios antagônicos que fazem parte da teoria psicanalítica freudiana: A) EROS (do grego clássico, vida ) X THANATOS (do grego clássico, morte ) B) Princípio do Prazer X Princípio da Realidade

  6. Desenvolvimento Psicossexual  Freud acreditava que as pessoas nascem com impulsos biológicos que devem ser redirecionados para tornar possível a vida em sociedade. Ele dividiu a personalidade em três componentes hipotéticos: ID, EGO e SUPEREGO.  O ego é intermediário entre os impulsos do id e as demandas do superego.

  7. Desenvolvimento Psicossexual  Os recém-nascidos são governados pelo id , que opera sob o principio do prazer – o impulso que busca satisfação imediata de suas necessidades e desejos.  Quando a gratificação é adiada, como acontece quando os bebês precisam esperar para serem alimentados, eles começam a ver a si próprios, como separados dos mundo externo.

  8. Desenvolvimento Psicossexual  O ego , que representa a razão, desenvolve-se gradualmente durante o primeiro ano de vida e opera sob o principio da realidade. O objetivo do ego é encontrar maneiras realistas de gratificar o id.  O superego se desenvolve por volta dos 5 ou 6 anos, este inclui a consciência e incorpora “deveres” e “proibições” socialmente aprovados ao próprio sistema de valores da criança. O superego é altamente exigente e se os seus padrões não forem satisfeitos, a criança pode se sentir culpada ou ansiosa.

  9. Desenvolvimento Psicossexual • Para Freud a personalidade forma-se através dos conflitos inconscientes da infância entre os impulsos inatos do id e as exigências da sociedade.  Esses conflitos ocorrem em uma seqüência invariável de 5 fases baseadas na maturação, em que o prazer se desloca de uma zona corporal para outra – da boca ao ânus e depois para os genitais.  Freud considera as três primeiras fases, as relacionadas aos primeiros 5 anos de vida cruciais para o desenvolvimento da personalidade.

  10. Erik Erikson: Desenvolvimento Psicossocial  Erik Erikson fez parte do círculo de Freud, e modificou e ampliou a teoria freudiana, enfatizando a influência da sociedade no desenvolvimento da personalidade.  Freud sustentava que as primeiras experiência na infância moldavam a personalidade, já Erikson afirmava que o desenvolvimento do ego se estendia pela vida toda.  A teoria do desenvolvimento psicossocial abrange os oito estágios ao longo do ciclo da vida.

  11. Carl G. Jung  Carl Gustav Jung nasceu em 1875 e morreu em 1961.  Foi um discípulo de Freud.  Jung fundou uma escola de psicoterapia e psicologia que ele denominou psicologia analítica.

  12. Os Modelos de Estagio Normativo  Freud não viu razão na psicoterapia para pessoas acima de cinqüenta anos, porque ele acreditava que a personalidade já estava permanentemente formada nessa idade.  Carl G. Jung e Erik Erikson, dois teóricos do estagio normativo, possuem trabalhos que fornecem uma estrutura de referência para a maior parte da pesquisa e da teoria do desenvolvimento da meia-idade.

  13. Individualização e transcendência  Jung sustentava que o desenvolvimento saudável da meia- idade busca a individualização, onde ocorre a emersão de seu eu verdadeiro por meio do equilíbrio ou integração das partes conflitantes da personalidade, incluindo as que foram anteriormente negligenciadas.

  14. Individualização e Transcendência  De acordo com Jung, até os 40 anos os adultos estão concentrados nas obrigações com a família e a sociedade e desenvolvem aqueles aspectos da personalidade que os ajudarão a alcançar objetivos externos.  As mulheres enfatizam a expressividade e a educação; os homens são especialmente impulsionados à realização.  Duas tarefas difíceis, porem necessárias na meia-idade, são abrir mão da imagem jovem e reconhecer a mortalidade.

  15. Erik Erikson: Generatividade vs Estagnação  Ao contrario de Jung que via a meia-idade como um momento de interiorização, Erikson descreveu-a como um movimento para fora.  Erikson via a idade em torno dos 40 anos como a época em que as pessoas entram em seu sétimo estágio normativo, da generatividade vs estagnação, onde ocorre a preocupação dos indivíduos maduros em estabelecer e orientar a próxima geração.

  16. Teoria Analítica  Jung apresentava idéias contrárias à Psicanálise, ele acreditava na importância da sexualidade na vida humana, porém, não a considerava como o único e principal motivo propulsor da vida e das causas das doenças psíquicas;  Ele acreditava na importância da busca da espiritualidade e do papel das religiões para uma vida saudável

  17. A Teoria Analítica  Há duas esferas psíquicas na teoria de Jung: a consciência e o inconsciente, onde o ego representa o centro da consciência, tendo assim, ação pela vontade, ou seja, livre arbítrio.  O inconsciente tem dois lados: o pessoal e o coletivo.

  18. A Teoria Analítica  O inconsciente pessoal é formado pelas camadas mais superficiais do inconsciente, onde ficam os conteúdos decorrentes da história de vida do individuo e experiência pessoal.  O inconsciente coletivo é formado pelas camadas mais profundas do inconsciente; formado pelos instintos e arquétipos, elementos psíquicos coletivos ou transpessoais, comuns a todos os seres humanos.

  19. A Teoria Analítica  A persona ( do grego = máscaras).  É um arquétipo de adaptação ao meio social, necessário à vida em sociedade.

  20. Bibliografia:  Baseado no Livro: Desenvolvimento Humano de Diene E. PAPALIA - Sally Wendkos OLDS - Ruth Duskin FELDMAN  Bibliografias consultadas: http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/topicosfreud.htmlhttp://www.c efetsp.br/edu/eso/filosofia/topicosfreud.html http://justinmarghal.webnode.com.br/news/a-psicanalise-freudiana/ http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/carl.html http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/ 1805/1647 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010412902008000300004&sc ript=sci_arttext

Download Presentation
Download Policy: The content available on the website is offered to you 'AS IS' for your personal information and use only. It cannot be commercialized, licensed, or distributed on other websites without prior consent from the author. To download a presentation, simply click this link. If you encounter any difficulties during the download process, it's possible that the publisher has removed the file from their server.

Recommend


More recommend